Para conhecer as causas do Esporão do Calcâneo, é necessário entender o que esse termo significa. O esporão é um crescimento anormal do osso do calcanhar e, geralmente, é assintomático e diagnosticado através de uma radiografia. Porém, caso a inflamação se desenvolver no ponto de formação do esporão, pode gerar dor ao caminhar ou correr, por exemplo.
As causas para o Esporão do Calcâneo não são completamente conhecidas, entretanto, existem diversos fatores de risco que podem facilitar o desenvolvimento dessa doença, como:
- Praticar esportes que necessitem de impacto do pé no chão como saltar, dançar ou correr, por exemplo;
- Uso de calçado inadequado;
- A permanência por muito tempo de pé;
- Ter acima de 40 anos de idade;
- Ter excesso de peso;
- Ter o pé chato;
Sintomas
Como explicado acima, o Esporão do Calcâneo, em muitas vezes, é assintomático, sem causar incômodo. Entretanto, pode causar dor no calcanhar, quando ocorrer uma informação da fascite plantar. A existência do esporão, sem que haja a inflamação, não causa dor.
Diagnóstico
O Esporão do Calcâneo pode ser diagnosticado por um médico ortopedista, que poderá utilizar alguns exames para confirmar o diagnóstico, como um raio-x do pé, ressonância magnética, entre outros exames.
Tratamento
Existem diversas opções de tratamento para o Esporão do Calcâneo, entre elas a medicina alternativa, sempre dependendo de cada paciente. Soluções como a prescrição de medicamentos anti-inflamatórios, uso de palmilha ortopédica, uso de “bota walker” e fisioterapia, podem ser adotadas para tratar o problema.

O Esporão do Calcâneo foi tema do quadro Dicas de Saúde, dentro do Programa Guilherme Santos, que é apresentado na Rádio Araranguá FM todos os sábados, das 8 às 11 horas. Não conseguiu acompanhar? Então assista o conteúdo completo em nosso canal do Youtube.
/